Em 2022, o salário mínimo foi estipulado em R$ 1.212,00, assim, a renda por pessoa da família do idoso deverá ser de até R$ 303,00.
O que pode ser descontado da conta:
Antes de fazer a soma da renda, verifique se você compra mensalmente algum dos itens abaixo, se a resposta for positiva esses gastos poderão ser descontados da renda:
medicamentos;
alimentação especial;
fraldas descartáveis;
e consultas médicas.
Mas atenção, esses gastos são retirados quando a rede pública de saúde da sua cidade não os fornecer, assim, você deverá ter a declaração do órgão de saúde informando a falta ou o não fornecimento, bem como o pedido médico desses itens.
Esse desconto pode ser necessário para ficar dentro do máximo da renda, pois algumas vezes você pode até ganhar mais que o estipulado, mas o valor é quase todo consumido por esses insumos.
O que não entra na conta:
Existem valores que são recebidos pelos membros da família e que não considerados para a soma da renda, como por exemplo:
bolsa de estágio;
bolsa como aprendiz;
BPC de outro integrante da família;
aposentadoria de até um salário mínimo de outro membro da família;
e benefícios ou auxílios temporários.
Assim, pode ser que algum filho ou neto do idoso esteja cursando alguma faculdade e fazendo o programa de estágio, então o valor que ele recebe como bolsa não será incluído na conta, mesmo que faça parte da renda da família.